Powered By Blogger

terça-feira, 19 de março de 2013

Poema
Um poema é uma obra literária geralmente apresentada em versos e estrofes (ainda que possa existir prosa poética assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Segundo vários autores, o poema é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um caráter imaterial e transcendente.


Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.


Um poema também faz parte de um sarau (reuniões em casas particulares para expressar artes, canções, poemas, poesias etc).
  • Poema: obra em verso em que há poesia.
  • Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
Definição retirada em: pt.wikipedia.org/wiki/Poema
Exemplo de poema:
Viver um grande amor
Confesso, que quando te conheci minha vida mudou.
Mudou para melhor, e pra sempre eu irei te amar.
Eu espero nunca ouvir um dia que o nosso amor se acabou.
Nosso amor é pra sempre e nada vai nos separar.
Teus olhos me fazem viajar.
Teus sorrisos me enlouquecem.
Seu amor e o que me aquece.
E teus beijos me fazem sonhar.
Pra sempre irei te amar.
Vou viver esse grande amor.
Seja o que for preciso para ter o seu amor ”
(Fábio Junior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário