Powered By Blogger

terça-feira, 19 de março de 2013

Paródia


A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.


A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade.


Aparece como importante elemento no modernismo brasileiro e na Poesia marginal da chamada "Geração mimeógrafo".
Definição tirada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paródia
Exemplo de Paródia.
Musica original:


Toque de Mágica - Pedro e Thiago


Quando a noite chegar
Tô pensando em você
Quando o sol acordar
Tô pensando em você


Se o coração chorar
Tô pensando em você
Se o amor me encontrar
Tô pensando em você


Olha pra mim
Tente entender
Haja o que houver
Eu não vou te esquecer


Vou parar o mundo pra você
Todas as estrelas te trazer
Um toque de mágica, baby


Vou rodar o mundo pra encontrar
O sonho mas lindo pra te dar
Um toque de mágica, baby


Parodiada em : Vida sem drogas
Diga não as drogas,
não destrua sua vida,
ela é uma ilusão ,
te leva a escuridão.
Se usou uma vez,
Ela te dominará,
A droga é um perigo te fará viciar...
Você que é um jovem, e pensa no futuro,
Não deixe que as drogas destrua seu rumo.


Vida de alegria e amor, quero tudo isso sem drogas, na minha vida eieie....
Se um dia me oferecer não,não,não eu vou dizer..
Vida sem drogas, feliz eu vou ser....


Nenhum comentário:

Postar um comentário