Powered By Blogger

terça-feira, 19 de março de 2013

Carta pessoal
A carta pessoal é um gênero textual especialmente utilizada na comunicação com amigos, parentes ou com cônjuges. Tais cartas, por serem mais informais que a correspondência oficial e comercial, não seguem modelos prontos, caracterizando-se pela linguagem coloquial. Nesse caso o remetente é a própria pessoa que assina a correspondência.
No modelo à carta pessoal, existem regras fixas para escrevê-la. Afora a data, o nome (ou apelido) da pessoa a quem se destina e o nome (ou apelido) de quem a escreve, a forma de redação de uma carta pessoal é extremamente particular.
No processo de comunicação (e a correspondência é uma forma de comunicação entre pessoas), não se pode falar em uma linguagem correta, mas em uma linguagem que seja adequada. Um bom exemplo disso é: Não falamos do mesmo modo com uma criança como falamos com um adulto.

Características da carta pessoal

1. Comunicação geralmente breve e pessoal, de assunto livre; sua estrutura é composta de local e data, vocativo, corpo e assinatura; às vezes, também de P.S. (post-scriptum),
2. A linguagem varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser menos ou mais formal, culta ou coloquial, e, eventualmente, incluir gírias;
3. Verbos geralmente no presente do indicativo;
4. Quando enviada pelo correio, a carta é acondicionada em um envelope, preenchido adequadamente com o nome e o endereço do remetente e do destinatário.
5. O local e data são colocados no início da carta, normalmente à esquerda.
O vocativo pode conter apenas o nome do destinatário ou vir acompanhado de palavras de cortesia, como Caro senhor, Querida amiga, por exemplo, ou pode mesmo ser um apelido, que varia conforme grau de intimidade entre as pessoas que se correspondem. O vocativo pode ser seguido de dois-pontos, de vírgula ou não conter pontuação.
A despedida varia muito, podendo ser cortês, carinhosa ou formal.
A assinatura do remetente, normalmente o nome manuscrito, sem o sobrenome, finaliza a carta.
Quando o texto de apoio é notícia a carta deve ser feita em 3° PESSOA do singular ou plural P.S.
Exemplos:
Nova Yoruque 04/03/2013
Família Mendes
Escrevo a vocês para dizer que aqui estar tudo bem, aqui eu tenho de tudo, moro em um apartamento de boa qualidade com meus colegas de quarto Mary,Alerrandro , Asley e Celso. Do Brasil só são eu e Celso.
Aqui as pessoas são fechadas e não cumprimentam a ninguém. Meu curso de inglês estar indo tudo muito bom.
Quero mandar um abraço a vocês e pedir desculpa por ficar a muito tempo sem lhe mandar uma carta.
Amanhã eu irei em uma entrevista de emprego, se tudo correr bem eu estarei trabalhando na TV, como apresentador de programa.
Se deus quiser irei conseguir este emprego.
Saiba que estou morrendo de saudades de vocês e espero da qui a seis meses pode revê-los.


Com muito Carinho ,
Sr. Mendes.


Ass:_______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário