Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ensaio
Ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.
O ensaio assume a forma livre e assistemática sem um estilo definido. Por essa razão, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset o definiu como "a ciência sem prova explícita".

Origens

Surgidos no final do século XVI, ensaios são simples opiniões, pensamentos que não devem ser levados muito a sério. Foi isso que o escritor e filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592) idealizou ao escrever seus essais (1580; Ensaios). Ele queria dizer que aquilo eram tentativas, simples esboços literários (o significado original do termo francês "essai"). Na Inglaterra, o filósofo Francis Bacon, primeiro grande ensaísta inglês, publicava essays (1597; Ensaios). Porém, o que Michel de Montaigne criaria, junto com Bacon, séculos mais tarde se tornaria um dos principais gêneros literários dos críticos e filósofos, além de influenciar radicalmente a história.
Definição retirada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio
Exemplos:
As marcas de um sonho
Na cidade de São Paulo , morava João e seu filho Fabiano. Antes mesmo de Fabiano completar um ano de nascimento, sua mãe Vitória falece, e deixou uma missão ao João: Que cuidasse do Fabiano até o fim.
Fabiano e João sofrem constantes brigas, mas no final de tudo acabam se reconciliando.
Fabiano estuda na Universidade de Artes no qual cursa Artes cênicas. Fabiano foi sempre sonhador, e prometeu a seu pai e a si mesmo que iria realizar seus sonhos. João trabalha com vendedor de perfumes nas ruas, com o pouco que ganha , garante o pão de cada dia e paga a universidade em que Fabiano freqüenta. Fabiano tinha apenas 17 anos quando o pior acontece, seu pai é atropelado por um ônibus na Avenida dos sonhos. Fabiano recebe a notícia na aula, e põe se a chorar. Pra Fabiano o seu mundo acabou,pois sua única alegria era seu pai, Fabiano não tinha mais gosto de realizar seu sonhos, ele se viu perdido, sozinho num mundo em que ele não conhecia. Fabiano vai ao encontro de seu pai no hospital, João estar em estado grave , inconsciente , João pede para falar com o filho. João diz a Fabiano suas últimas palavras:”Filho saiba que te amo, morrerei feliz pois cumpri a promessa que eu havia feito com a sua Mãe, não desista de seus sonhos você é capaz de realizá-los vai siga em frente, você não estar sozinho , Deus estar contigo ”. Após as palavras ditas, João dá seu último suspiro e falece.
No enterro, Fabiano chora e quase desmaia. Seus amigos estavam ali lhe dando forças para não desistir de seus sonhos. Tempos passa, Fabiano trabalha a noite nas ruas como engraxate de sapatos, e estuda pelo dia. Fabiano nas ruas aprende a se virar, correr do perigo. Ele foi assaltado, seqüestrado acidentalmente e acima de tudo estuprado pelos maconheiros das ruas, mas Fabiano não desiste do seu sonhos.
Anos passam e chega a formatura de Fabiano, olha o retrato de seu pai e diz que se sente orgulhoso de conquistar mais uma vitória em sua vida.
Na festa de formatura com muito fotógrafos, gente luxuosas á um assalto na festa, ele Adriana,Mel e Paulinho seus melhores amigos tentam fugir, e consegue ligar para a polícia. Quando eles encontram um saída, uns dos assaltantes o pegam e atira em Mel, mas bem na hora Fabiano entra na frente. Os policiais chegam e prende os assaltantes e leva Fabiano pra a Utei. Mel se sente culpada pelo ocorrido e louva a Deus por der mandado um anjo a sua frente. Adriana e Paulinho vão a igreja pedir ao São Felipe que o salve o Fabiano. Fabiano sofre um parada cardíaca, o médico consegue salvá-lo.
Semanas depois, Fabiano se recupera e recebe alta em seu hospital. Mel, Adriana e Paulinho vão ao teu encontro. Passa por ali naquele corredor do hospital um escritor que escrevia uma novela, vendo a felicidade dos amigos perguntou o que aconteceu. Mel conta o ocorrido da formatura e menciona que são formados em artes cênicas. O ator oferece aos quatros uma vaga de personagens principais na novela. Eles aceitam e Fabiano se emociona. Nas gravações os quatros davam opiniões,brincavam e na estréia da Novela consegue uma audiência jamais vista na televisão Brasileira. Os tempos passam e Fabiano conquista todo o mundo , recebe um premio como melhor ator do Brasil.
Fabiano e seus amigos vão ao túmulo de seu pai e cantam uma música que diz :”Nunca é tarde pra sonhar tampouco ainda pra realizar”.
Fim.


De: Fábio Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário